Este blog é dedicado à cultura, informação e expansão da consciência.



domingo, 25 de maio de 2014

Ensaio Sobre Atuação das Forças.

          A dificuldade de administrar as questões políticas vem de longe, da formação do Brasil. Manoel Bomfim, na sua obra "América Latina : Males de Origem", descreve as dificuldades que herdamos, e que estão identificadas nos atuais acontecimentos. Ninguém chegou nestas terras para formar um país, somos descendentes de uma colônia de exploração. Então as elites trabalham como foram criadas : explorar, ascender, escravizar. A ideia de escravização está diretamente inserida nos baixos salários. Paga-se pouco porque desde o início não tinha ninguém aqui com formação para ganhar bem, aqui só tinha índio e "índio não depende do sentido capitalista para viver". 
          O Brasil reflete o desinteresse das elites, em configurar uma formação definida de país. Como governar com essa realidade é o ponto a ser desenvolvido, por qualquer partido que ocupe o poder, e com o PT não foi diferente. O PT obrigou-se, a tentar o equilíbrio entre a massa e a elite, acontece que a elite jamais se afinará com os mortais, então temos o seguinte : O PT não pode perder os princípios que norteiam o pensamento que o conduz, não pode obrigar as elites e perder a sua face democrática, principalmente a elite "suprema": Igreja, grandes capitalistas, cúpula militar,  intelectuais comprometidos com o sistema, e outros influentes que estão nas sombras, mas tem raízes. 
          A classe trabalhadora e a classe média cumprem a função constitucional, de pagar impostos e sustentar a máquina, estas classes se obrigam a um compromisso que mantém a estabilidade necessária, para sermos entendidos como nação civilizada.
          A troca de orientação política, sai PT entra outro partido é apenas convencional, pois a evolução social está ligada a emancipação das classes alimentadoras do sistema, ou seja, trabalhadores e classe média, quando eles ascenderem na escala social o Brasil estará entrando na realidade política que hoje é apenas sonhada. E todos já sabemos e concordamos que mudança está diretamente ligada a EDUCAÇÃO, o que não vimos ainda é a concordância das elites. A colônia ainda reflete seus interesses, que continuam como assombração no imaginário popular.

          Nenhum país atingirá a sua melhor igualdade, nem será respeitado, enquanto perdurar o entendimento que mantém a massa no cativeiro, transformando todos apenas em consumidores.  
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário